Fundo de Saúde da Polícia Militar
O FUSPOM (Fundo de Saúde da Polícia Militar) é um fundo gerido pela Polícia Militar, através da DGS (Diretoria Geral de Saúde), criado para financiar o atendimento à saúde dos policiais militares e seus dependentes.
Seu funcionamento inclui a arrecadação de recursos através de contribuições mensais dos membros da corporação na proporção de 10% do soldo do militar ou pensionista e 1% para cada dependente cadastrado.
Os recursos arrecadados, são aplicados em ações de saúde, como consultas médicas, tratamentos, internações, exames e cirurgias.
Esses serviços podem ser prestados por instituições de saúde conveniadas ou por unidades próprias mantidas pelo FUSPOM.
A gestão do fundo, como dito anteriormente, é realizada pela Polícia Militar, que define a distribuição dos recursos, garantindo atendimento médico, hospitalar e odontológico aos seus contribuintes e familiares.
Embora seja evidente a melhora nos serviços de saúde prestado pelo FUSPOM, ainda persistem inúmeras reclamações referentes a dificuldade de agendamento de consultas que se esgotam rapidamente, agendamentos para dois meses, dificuldades para marcação de retorno e limite de agendamentos em três consultas concomitantes e que só são liberadas quando passada a data da consulta.
Essas restrições são lamentáveis, trata-se de saúde, não de favor. Tem muito o que melhorar.
ResponderExcluir